Missão Visão e Objetivos

Foi no ano de 1988 que se reuniu pela primeira vez a Comissão Instaladora da Associação de Basquetebol da Guarda (ABGuarda) do qual estiveram presentes os representantes dos clubes praticantes da modalidade de basquetebol no distrito da Guarda.

Foi fundada em 16 de Fevereiro de 1989, em Assembleia Geral Extraordinária, ficando a sua sede social na cidade da Guarda.

Ao longo dos anos a ABGuarda assinalou o trabalho e dedicação por parte de todos os seus colaboradores principalmente com a filiação de novos clubes do distrito da Guarda, atingindo a excelência devidamente reconhecida pela Federação Portuguesa de Basquetebol a “Associação do Ano” no ano de 2000.

Todo este trabalho é o conjunto de muitas boas vontades daqueles que passaram pela ABGuarda e acompanharam a modalidade ao longo dos anos para o engrandecimento do Basquetebol no distrito da Guarda.

Missão:

Desenvolver e regular o Basquetebol regional do distrito da Guarda à luz dos princípios do espírito e da ética desportiva, da tolerância e da formação integral dos Agentes Desportivos.

Visão:

Adotar a responsabilidade em dirigir a dinamização, promoção e regulamentação da prática em competições federadas e provas de minibasquete no distrito da Guarda.

Objetivos fundamentais:

– Dirigir, promover, incentivar, dinamizar e regulamentar as provas desportivas de basquetebol, de carácter distrital, a realizar no distrito de Guarda;
– Organizar ou patrocinar provas de basquetebol, nomeadamente em escalões de formação e minibasquete, de basquetebol de rua 3×3 e de mobilidade reduzida;
– Patrocinar provas julgadas indispensáveis ao fomento da modalidade;
– Contribuir para a formação dos agentes desportivos da modalidade;
– Capacitar as gerações mais jovens dos principais valores éticos desportivos da modalidade;
– Exercer as demais competências que lhe sejam delegadas pela Federação Portuguesa de Basquetebol ou que lhe estejam cometidas por lei.

Princípios e Valores:

Organização / Inovação / Responsabilidade Social / Colaboração / Competência / Integridade.

Sócios Fundadores:

Associação Desportiva da Guarda
Núcleo Desportivo e Social da Guarda
Atlético Clube da Guarda

Sócios Honorários:

Mário César Tavares Ferreira Figueiredo – 27 de Fevereiro 2021
José Paulos – 16 de Fevereiro 2019
José Solano – 16 de Fevereiro 2019
Victor Elias Figueiredo – 16 de Fevereiro 2019

Sócios Mérito:

Carlos Aberto Lucas – 25 de Março de 2022

É pretendido com este portal disponibilizar informação atualizada ao público em geral (calendários, provas, formações, etc) de forma a contribuir positivamente para o fomento do basquetebol no distrito de Guarda.